Publicação contou com ensaios, entrevistas, podcasts e webdocumentários relacionados ao tema

O Dia Nacional (21 de setembro) foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Essa data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Quarta Parede publica o dossiê Arte para Tod_s?, trazendo ensaios, entrevistas, podcasts e webdocumentários relacionados ao tema.

Acessibilidade e inclusão em teatro e dança farão parte das discussões em torno do #SetembroVerde, refletindo formas de criar que também considerem como espectadores os mais de 45 milhões de brasileiros que possuem, ao menos, um tipo de deficiência (quase 1/4 da população).

Pensamos bastante se o título deveria ser Arte Para Todos/Todas/Todxs ou qualquer outra configuração que pudesse dar conta dessa ausência de representatividade e inclusão em nossas práticas diárias. E, diante desse impasse, optamos por fazer ver essa lacuna linguística não somente no nome do dossiê, mas também no uso da hashtag #4ParedeParaTod_s nas descrições das imagens em nossos posts.

Confira os conteúdos produzidos:

01 | Podcast 13 – Acessibilidade em Artes

O que é acessibilidade? Que recursos estão disponíveis? Quais as melhores opções para cada pessoa? Iniciando nosso dossiê Arte Para Tod_s?, o Quarta Parede lança um debate sobre as demandas de acessibilidade em editais de cultura e o fazer artístico em teatro e dança. Nossos apresentadores Bruno Siqueira, Marcelo Sena e Márcio Andrade conversam com a arte-educadora Andreza Nóbrega e o consultor em acessibilidade Michell Platini.

#4ParedeParaTod_s
Imagem colorida com plano de fundo verde (em referência ao #SetembroVerde). Do lado esquerdo superior, a marca do Quarta Parede (um número quatro ao contrário) e o slogan ‘Palco e Plateia Unidos’. Do lado direito superior, uma foto que referencia a algumas deficiências que serão abordadas no podcast: um homem cobrindo os ouvidos com as mãos; outro, com as mãos cobrindo a boca; e um terceiro cobrindo os olhos. No centro e abaixo, o título do podcast – Acessibilidade em Artes.

02 | Ensaio – A audiodescrição e o teatro – A palavra no entrelugar da cena

A audiodescrição permite a expansão do olhar, contrapondo-se à própria natureza etimológica do teatro como ‘um lugar de onde se vê’, apoiada na égide visual como estruturante da relação teatral’. Continuando nosso dossiê Arte Para Tod_s?, o Prof. Dr. Jefferson Fernandes nos convida a entender a palavra na audiodescrição como a construção de outros modos de olhar.

#4ParedeParaTod_s
Na imagem de plano de fundo verde (em referência ao #SetembroVerde), do lado esquerdo superior, o título do texto ‘A audiodescrição e o teatro – A palavra no entrelugar da cena’. Abaixo do título, uma foto (também em tons de verde) de um homem com olhos fechados. Do lado direito, uma foto do autor do texto, Jefferson Fernandes, com cabelos negros e curtos, usando óculos. Abaixo da foto, o nome do autor, em letras brancas.

03 | Entrevista – Precisa ter imagem para ser dança?

‘A gente foi testando os limites do que seria dança e corpo humano como representação. Dança precisa ter corpo ou coreografia? Precisa ter imagem ou posso ativar outros sentidos além da visão?’. Em 2017, a Cia Etc. estreou TANDAN!, espetáculo voltado para crianças cegas, mas não somente para elas. Numa entrevista que compõe nosso dossiê Arte Para Tod_s?, o diretor Marcelo Sena desdobra como foi tomar a acessibilidade como um estímulo criativo (e não somente como ‘tradução’ de uma obra).

#4ParedeParaTod_s
Imagem com plano de fundo verde. No lado esquerdo superior, o título da entrevista – ‘Precisa ter imagem para ser dança?’ – e, abaixo, uma foto do espetáculo TANDAN!, da Cia Etc.. Nessa foto colorida, um bailarino conduz um movimento com uma criança sentada em uma cadeira de escritório com rodinhas. A foto está borrada, mas conseguimos perceber que os corpos estão em movimento. Do lado direito, uma foto do rosto do entrevistado, Marcelo Sena, homem com cabelo raspado que está sorrindo e olhando para o lado direito enquanto segura um microfone vermelho. Abaixo da foto, o nome dele em letras brancas.

04 | WebDocumentário #12 – Coletivo Lugar Comum

‘Se não nos interessa ver, de antemão, o fim da linha das nossas criações, nos colocamos em investigação e em questão o tempo todo: ‘Quem sou como artista? O que estou fazendo aqui?’’. Em 2007, o Coletivo Lugar Comum iniciou as ações de acessibilidade em dança em Pernambuco com a audiodescrição no espetáculo ‘Leve’. Nosso dossiê Arte Para Tod_s? aproveita o III Contato Coletivo – Encontro de Contato Improvisação para lançar webdocumentário sobre o coletivo, que também pensa a relação da dança com outras artes, a ocupação dos espaços públicos e a própria gestão de grupos artísticos.

#4ParedeParaTod_s
Imagem de ‘Motim’, espetáculo de rua do Coletivo Lugar Comum. Na imagem em tons de verde, homens e mulheres estão em uma praça. Eles formam uma fila e encostam diversas partes do corpo uns nos outros, como se estivessem se apoiando: uns, em pé; outros, agachados. Um homem se apoia em um cachorro. Ao fundo, passantes da rua observam a performance dos artistas.

05 | Entrevista – E se uma calçada falasse?

Na finalização do nosso dossiê Arte Para Tod_s?, o Quarta Parede publica entrevista com Marcelo Pedrosa, que, na condição de pessoa com deficiência auditiva, tornou a acessibilidade uma missão de vida.

#4ParedeParaTod_s
Na imagem com plano de fundo verde, do lado esquerdo superior, o titulo do texto ‘E se uma calçada falasse?’. Abaixo, uma foto colorida, de uma calçada com rampa de acesso para cadeira de rodas. Do lado direito, foto do entrevistado Marcelo Pedrosa, homem de cabelos e barba negros, usando óculos. Abaixo da foto, seu nome em letras brancas.


Sobre o Quarta Parede

Atuante desde abril de 2015, o site Quarta parede foi criado pela produtora de conteúdo Combo Multimídia e incentivado desde seu início pelo Funcultura, investindo na comunicação multimídia para fomentar debates em torno de uma série de questões que atravessam o fazer cênico. Criado em dupla pelo pesquisador e produtor multimídia Márcio Andrade e pelo ator e iluminador João Guilherme de Paula, o projeto partiu de uma lacuna na divulgação dos espetáculos da cidade para investir em seu principal diferencial: a linguagem multimídia. Investir na criação de podcasts (programas de rádio para internet), em formato de mesa redonda e mediados pelo Prof. Dr. Bruno Siqueira e o artista da dança Marcelo Sena, e videocasts (vídeos curtos para plataformas como Youtube) sobre diversos aspectos que atravessam o fazer cênico na cidade, certamente, é um dos principais diferenciais do site.

Para mandar sugestões de temas a serem debatidos no site, basta enviar e-mail para contato@4parede.com ou mensagem na fanpage fb.com/4parede.


Ficha Técnica

Editor-Chefe – Márcio Andrade

Produtor – João Guilherme de Paula

Colaboração Editorial – Bruno Siqueira e Marcelo Sena

Designer – Rodrigo Sarmento

Coordenação Geral – Márcio Andrade

Realização – Combo Multimídia

Incentivo – Fundo de Incentivo à Cultura – Funcultura