Imagem – ‘Take Shape’ – Ballet Memphis | Arte – Rodrigo Sarmento

A sobrevivência do artista tem sido alguns dos debates mais complexos de se fazer quando falamos nos investimentos em cultura. No mês de janeiro, em meio ao lançamento de editais como Funcultura e Funarte, o site pernambucano Quarta Parede lança o dossiê Arte e Mercado, trazendo ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts que trazem várias perspectivas em torno dessas temáticas.

Pesquisadores como Manoel Friques (UNIRIO), Vinicius Mega (ECA/USP) e Deolinda Vilhena (UFBA), produtores como Germana Uchôa (Espaço Garimpo) e Hudson Wlamir (Cia. Etc.) e artistas como Diogo Liberano (Teatro Inominável), Raimundo Branco (Compassos Cia de Dança) e Pedro Vilela (TREMA! Plataforma de Teatro) oferecem perspectivas distintas e complementares em torno das demandas e desafios que atravessam o ‘ser empreendedor’ e o ‘ser criativo’.

‘Políticas públicas, economia criativa e empreendedorismo são questões estranhas ao universo dos artistas, que nem sempre tem formação (ou interesse) para lidar. Ao mesmo tempo, essas formações padronizam um discurso que parece obrigar o artista a entrar num sistema que talvez não lhe interesse, mas que, por vezes, é necessário para dialogar com os modos de produção que favoreçam sua sobrevivência. Então, qual a saída? A ideia desse dossiê é, justamente, compor um painel de diversas perguntas e respostas possíveis a essas dissonâncias: por vezes, de enfrentamento ao sistema; outras, de diálogo com esses modos”, afirma o editor-chefe, Márcio Andrade.

A intenção do site, ao possibilitar o acesso a conteúdos analíticos e críticos de forma multimidiática, reside em contribuir com uma expressividade particular para uma diversidade de questões que atravessam as artes da presença, como o empreendedorismo e a economia criativa. “Mais do que construir conhecimento que fiquem restritos aos corredores dos teatros ou aos eventos acadêmicos, desejamos propor reflexões relevantes ao público e diversificadas em sua forma de comunicá-las”, complementa Andrade.

Desta forma, a produção do site Quarta Parede tem se voltado menos para a disponibilização de informação sobre temporadas de espetáculos e mais como um ambiente com uma diversidade de gatilhos para a construção de pensamentos em torno do espaço da cena com ênfase no teatro e dança e seus hibridismos. Algumas das temáticas dos próximos dossiês abrangerão temas como Festas e Rituais e Cidades e Intercâmbios, com publicações em fevereiro e março, respectivamente.

Ensaio | Artista e/ou Empreendedor?

Por Manoel Silvestre Friques (UNIRIO)

‘O artista é um empreendedor a contrapelo do mito do empreendedor nutrido como hiperindividualizado, autoconsciente e heroico, uma fantasia igual à figura romântica do artista sustentado pelo mercado de arte e por um cenário atrofiado de premiações’.

As demandas pelo ‘ser empreendedor’ atrapalham o ‘ser criativo’? Como conciliar planos de negócios a processos criativos? Iniciando nosso dossiê Arte e Mercado, temos Manoel Friques (UNIRIO), pesquisador que nos ajuda a pensar os desafios das responsabilidades e relações entre as figuras do artista e do empreendedor.

Para ler texto completo, clique AQUI.

Podcast – Economia Criativa

Com Ana Paula Sá (Resta 1 Coletivo de Tatro) e Germana Uchôa (Espaço Garimpo)

Como funcionam os editais de cultura? Essas políticas geram dependências no artista? Será que a lógica do mercado predomina na hora de patrocinar projetos ‘menos comerciais’? Vivemos um empreendedorismo que precisa se atualizar?

Nosso dossiê Arte e Mercado continua com um podcast que trouxe como convidadas as produtoras culturais Ana Paula Sá e Germana Uchôa, para responder essas e outras perguntas.

Para ouvir, clique AQUI.

 

Ensaio | Arte, Cultura e Empreendedorismo

Por Sharine Melo (Funarte-SP)

‘A ideia do artista-empreendedor precisa ir além da questão econômica: as artes só serão valorizadas quando deixarem de ser abordadas somente por entusiastas da economia criativa e forem, de fato, parte do cotidiano da população’

Como se constrói a ideia da arte como bem cultural e do artista como empreendedor? Nosso dossiê Arte e Mercado continua com Sharine Melo, Administradora Cultural da Funarte-SP, que nos ajuda a pensar a construção histórica (e os problemas) das relações entre arte e empreendedorismo.

Para ler texto completo, clique AQUI.

Entrevista | Sobre Bibi, Ariane e a produção teatral como missão de vida

Com Deolinda Vilhena (UFBA)

‘Eu me pergunto se as leis de incentivo afastaram os artistas do diálogo com o público,  porque, com o orçamento pago, eles não se preocupam com coisas essenciais, como a fidelização. Porque, se você hipoteca sua casa para fazer teatro, ou vai atrás do público ou vai morar embaixo da ponte’

Como o artista pode fidelizar seu público? Como conhecer os meandros da produção pode ajudar artistas a viverem de teatro? Nosso dossiê Arte e Mercado recebe as declarações pungentes de Deolinda Vilhena (UFBA), pesquisadora que, depois viver anos como produtora de Bibi Ferreira, investiga os modos de produção do Théâthre du Soleil e forma artistas que pensam a Produção como área de conhecimento tão essencial como Dramaturgia ou Atuação.

Para ler entrevista completa, clique AQUI.

Ensaio | A mercantilização da produção artística e a liberdade de expressão

Com Vinicius Mizumoto Mega (USP)

‘A censura de mercado aponta para mecanismos de cerceamento da liberdade de expressão relacionados aos interesses econômicos de empresas que patrocinam arte como ferramenta de marketing e, assim, invisibilizam produções artísticas inviáveis financeiramente’

Como projetos via Lei Rouanet são selecionados? Será que as qualidades dos projetos falam mais alto do que a fama dos envolvidos? Continuando nosso dossiê Arte e Mercado, temos o pesquisador Vinicius Mizumoto Mega (ECA/USP), cujas pesquisas investigam as relações entre os investimentos em cultura por isenção fiscal e a censura por um ponto de vista econômico.

Para ler texto completo, clique AQUI.

Entrevista – Inomináveis modos de produzir e se relacionar

Com Diogo Liberano (Teatro Inominável)

‘Para mim, performance é um modo de estar no mundo e, nesse sentido, a gestão do Inominável está sempre se (des)fazendo. Não temos um modo estável de gerir que aprendemos e, depois, a vida vai ficando bonita. Isso não é real’

Como a pesquisa de grupo sobrevive diante de outros modos de produção? Como reconhecer esses modos, jogar COM eles ou A PARTIR deles? Nosso dossiê Arte e Mercado publica entrevista com Diogo Liberano, que fala sobre modos de produção, relação e criação do grupo Teatro Inominável (RJ).

Para ler entrevista completa, clique AQUI.

Videocast | Compassos Cia de Dança

Com Raimundo Branco e Patrícia Costa

‘Eu sou muito desorganizado. Já me disseram muito que eu preciso ter um planejamento, mas minha cabeça é muito louca. Só sei que eu estou fazendo e talvez nunca vá entender o que isso deixou para o mundo’

Em meio aos debates sobre empreendedorismo e economia criativa, nosso dossiê Arte e Mercado encontra um respiro no documentário sobre a Compassos Cia de Dança, em que Raimundo Branco e Patrícia Costa nos desvelam como também existe aprendizado e beleza no acaso.

Para ver vídeo completo, clique AQUI.

Podcast | Arte e Mercado

Com Pedro Vilela (TREMA! Plataforma), Hudson Wlamir (Cia Etc.)

Como arte e mercado podem se relacionar favorecendo ganhos e reduzindo perdas? Quais relações estabelecer com nosso cenário político atual, efervescente em disputas políticas? Como pensar a gestão de grupos e obras nesse contexto?

Nosso dossiê Arte e Mercado finaliza com o podcast com os produtores Hudson Wlamir (Cia. Etc.) e Pedro Vilela (TREMA! Plataforma de Teatro), que debatem sobre esses campos que parecem não conseguir se misturar sem dissonâncias ou travamentos.

Para ouvir, clique AQUI.


Sobre o Quarta Parede

Atuante desde abril de 2015, o site Quarta parede foi criado pela produtora de conteúdo Combo Multimídia e incentivado desde seu início pelo Funcultura, investindo na comunicação multimídia para fomentar debates em torno de uma série de questões que atravessam o fazer cênico. Criado em dupla pelo pesquisador e produtor multimídia Márcio Andrade e pelo ator e iluminador João Guilherme de Paula, o projeto partiu de uma lacuna na divulgação dos espetáculos da cidade para investir em seu principal diferencial: a linguagem multimídia. Investir na criação de podcasts (programas de rádio para internet), em formato de mesa redonda e mediados pelo Prof. Dr. Bruno Siqueira e o artista da dança Marcelo Sena, e videocasts (vídeos curtos para plataformas como Youtube) sobre diversos aspectos que atravessam o fazer cênico na cidade, certamente, é um dos principais diferenciais do site.

Para mandar sugestões de temas a serem debatidos no site, basta enviar e-mail para contato@4parede.com ou mensagem na fanpage fb.com/4parede.


Ficha Técnica

Editor-Chefe – Márcio Andrade

Produção – João Guilherme de Paula

Colaboração Editorial – Bruno Siqueira e Marcelo Sena

Designer – Rodrigo Sarmento

Técnico de Áudio – Adson Alves

Videomaker – Roberto Fernandes

Motion Designer – Arthur Carvalho

Produção Executiva – Ludimila Carvalho

Webmaster – Lula Camargo

Coordenação Geral – Márcio Andrade

Realização – Combo Multimídia

Incentivo – Fundo de Incentivo à Cultura – Funcultura