Imagens – Pixabay | Arte – Rodrigo Sarmento

Estar em uma cidade diferente da sua sempre traz uma atenção maior aos comportamentos, ao cotidiano, à própria condição. Quando viajamos, temos a oportunidade de entrar em contato com outros ambientes e formas de se relacionar. O que não é diferente quando falamos de processos artísticos.

A realização de residências e intercâmbios se trata de uma atividade essencial para promover trocas e diálogos com profissionais, culturas e aprendizados diferentes, mas nem sempre sabemos os caminhos das pedras para alcançar esse tipo de oportunidade.

Nesse dossiê, os ensaios do Prof. Dr. Ricardo Nascimento (Unilab), entrevistas com os artistas como Asier Zabaleta e Andrezza Alves, podcasts sobre a MITsp e contando com artistas como Iara Sales e Kiran Gorki, além de videocast sobre o Grupo Magiluth (PE) vão tratar um pouco das motivações, das experiências e dos desafios que envolvem a realização de intercâmbios e residências artísticas nas áreas de teatro e dança.

Como são os processos burocráticos para realizar um intercâmbio? Como buscar financiamento? Quais as contribuições para a vida profissional e para a produção cultural das cidades de origem e de destino?

A intenção do site, ao possibilitar o acesso a conteúdos analíticos e críticos de forma multimidiática, reside em contribuir com uma expressividade particular para uma diversidade de questões que atravessam as artes da presença, como o empreendedorismo e a economia criativa. “Mais do que construir conhecimento que fiquem restritos aos corredores dos teatros ou aos eventos acadêmicos, desejamos construir reflexões relevantes ao público e diversificadas em sua forma de comunicá-las”, complementa Andrade.

Desta forma, a produção do site Quarta Parede tem se voltado menos para a disponibilização de informação sobre temporadas de espetáculos e mais como um ambiente com uma diversidade de gatilhos para a construção de pensamentos em torno do espaço da cena com ênfase no teatro e dança e seus hibridismos.

Sumário

 Entrevista | De bailarino basco a cidadão do mundo

com Asier Zabaleta (Cia de Dança Ertza – Espanha)

‘Nestes intercâmbios, percebo como a dança é uma linguagem universal e nos permite entender-nos sobre diferentes culturas, prioridades e metodologias’. Com experiência em residências em lugares como França, Brasil e Rússia, o bailarino espanhol Asier Zabaleta inicia nosso dossiê Cidades e Intercâmbios comentando sobre como tem sido o processo de receber artistas estrangeiros e realizar projetos criativos em outros países.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

 Podcast | Especial MITsp 2018

Com Daniele Ávila e Júlia Guimarães

‘São necessárias políticas públicas para internacionalizar nossos espetáculos e termina sendo uma covardia deixar essa tarefa para os festivais. Escolher obras que representem a diversidade brasileira termina sendo parcial, mas fazemos o que nos é possível’. Nosso dossiê Cidades e Intercâmbios continua com uma edição especial do nosso podcast, trazendo um panorama sobre a #MITsp2018, com as convidadas Daniele Ávila e Júlia Guimarães tratando das principais questões emergentes no festival do ponto de vista dos intercâmbios, residências e trocas artísticas.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Ensaio | É dança disfarçada de luta – Diálogos da capoeira na Europa

Por Ricardo Nascimento (Unilab)

‘No Brasil, ainda temos poucos trabalhos que conjuguem nossas performances culturais de matriz africana com linguagens artísticas contemporâneas, mas, na Europa, a capoeira tem crescido ao ponto de influenciar suas vidas, culturas e sociedades’. Como um intercâmbio influencia as pessoas e os lugares a longo prazo? Como processos de imigração promovem esses diálogos? Continuando nosso dossiê Cidades e Intercâmbios, temos um ensaio do Prof. Ricardo Nascimento (Unilab) sobre a disseminação da capoeira na Europa desde os anos 80.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Podcast | Cidades e Intercâmbios

Com Walmir Chagas e Kiran Gorki

Como são os processos burocráticos para realizar um intercâmbio? Como buscar financiamento? Quais as contribuições para a vida profissional e para a produção cultural das cidades de origem e de destino? Nosso dossiê Cidades e Intercâmbios continua com um podcast homônimo com os artistas Walmir Chagas e Kiran Gorki comentando suas experiências de intercâmbio em países como Portugal e Holanda.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Entrevista | Dos pastéis de Belém às tapiocas da Sé

Com Andrezza Alves (Companhia Circo Godot)

‘Nesse intercâmbio, os portugueses conheceram não somente estudos sobre Teatro do Oprimido, Cavalo Marinho e Mamulengo, mas beberam muita caipirinha, foram na Pitombeira e conheceram nossas praias’. Como o ‘estar em outra cidade’ influencia em um processo de intercâmbio do mesmo jeito que as técnicas que são aprendidas? Nosso dossiê Cidades e Intercâmbios continua com um papo com Andrezza Alves (Cia. Circo Godot), que comenta sobre os intercâmbios entre Brasil e Portugal que vêm realizando nos últimos anos.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Podcast | Iara Sales e Tonlin Cheng

Com Iara Sales e Tonlin Cheng

Como os intercâmbios podem culminar em obras artísticas? Como relacionar diferenças e semelhanças entre as culturas de lugares distintos no processo criativo? Nosso dossiê Cidades e Intercâmbios continua com um podcast com os artistas Iara Sales e Tonlin Cheng comentando sobre as trocas entre cidades que resultaram em ‘PEBA’, espetáculo que mescla folguedos, ruas e festas dos estados de Pernambuco (PE) e Bahia (BA).

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

 Videocast | Magiluth

Com Giordano Castro e Erivaldo Oliveira

‘Estar em Recife é ser influenciado pelas situações e sons da cidade mesmo que a gente não queira e os intercâmbios com outros grupos fazem com que a gente encontre pessoas com quem falar das feridas do nosso lugar e dialogar no mesmo diapasão’. Pensando no intercâmbio como um processo de diálogo que atravessa diversas instâncias, nosso dossiê Cidades e Intercâmbios continua com um documentário sobre o Magiluth, em que Giordano Castro e Erivaldo Oliveira falam sobre como o habitar diferentes cidades e linguagens influencia nos processos criativos do grupo.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.