O debate trata sobre etnografias com artistas do mamulengo, jovens de periferia e o fazer artístico na contemporaneidade

Com uma pesquisa envolvendo etnografias na criação de espetáculos de mamulengo, que resultaram na dissertação Mamulengos dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens e na tese A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do mamulengo, a Profª Drª Adriana Schneider é a entrevistada do primeiro programa de perfis acadêmicos realizado pelo site Quarta Parede, criado pela Combo Multimídia.

A partir do processo etnográfico, a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/UFRJ) desenvolveu uma série de outros projetos envolvendo esse gesto de pesquisa e comunidades de periferia no Rio de Janeiro, que resultaram no espetáculo Cidade Correria, do Coletivo Bonobando.

Além disso, a professora se envolve com o Movimento Reage, Artista!, que articula questões estéticas e políticas no Rio de Janeiro. “Interrogar-se sobre modos de produção artística hoje é se questionar não somente sobre a sobrevivência do artista, mas sobre a invenção de modos de criação. A gente está vivendo um desmonte muito sério no campo das artes no Brasil. Tem um mundo que está terminando e vamos ter de inventar outro. E, para isso, o artista precisa se pensar fora do seu lugar restrito”, comenta a pesquisadora.

Estas são algumas das questões que são tratadas no debate que pode ser conferido AQUI.

Sobre Adriana Schneider

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ) e Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Formada em comunicação social – jornalismo pela PUC-RJ (1994), mestre em teatro pelo PPGT / UNIRIO (2001) e doutora em antropologia pelo PPGSA / IFCS / UFRJ (2007), com período sanduiche na Freie Universität – FU Berlin (2005 – 2006). Atualmente é consultora no processo de registro como patrimônio imaterial pelo IPHAN do projeto “Teatro de bonecos popular do Nordeste: Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco”. É atriz e diretora teatral, integrante do Grupo Pedras, do Coletivo Bonobando e do Movimento Reage, Artista!.

 

Sobre o Quarta Parede

Atuante desde abril de 2015, o site Quarta parede foi criado pela produtora de conteúdo Combo Multimídia e incentivado desde seu início pelo Funcultura, investindo na comunicação multimídia para fomentar debates em torno de uma série de questões que atravessam o fazer cênico. Criado em dupla pelo pesquisador e produtor multimídia Márcio Andrade e pelo ator e iluminador João Guilherme de Paula, o projeto partiu de uma lacuna na divulgação dos espetáculos da cidade para investir em seu principal diferencial: a linguagem multimídia. Investir na criação de podcasts (programas de rádio para internet), em formato de mesa redonda e mediados pelo Prof. Dr. Bruno Siqueira e o artista da dança Marcelo Sena, e videocasts (vídeos curtos para plataformas como Youtube) sobre diversos aspectos que atravessam o fazer cênico na cidade, certamente, é um dos principais diferenciais do site.

Para mandar sugestões de temas a serem debatidos no site, basta enviar e-mail para contato@4parede.com ou mensagem na fanpage fb.com/4parede.


Ficha Técnica

Produção, Roteiro e Apresentação – Márcio Andrade

Edição – Adson Alves

Coordenação Geral – Márcio Andrade

Realização – Combo Multimídia

Parcerias – Estúdio Bacamarte | Céu Azul Audiovisual

Incentivo – Fundo de Incentivo à Cultura – Funcultura