Imagem – Rogério Alves | Arte – Rodrigo Sarmento

Dentro das ações do terceiro ano do site, o Quarta Parede, criado pela produtora Combo Multimídia e contando com incentivo do Funcultura, lança nova temporada de uma websérie documental de mesmo nome.

Publicada tanto no site como na fanpage do projeto, a segunda temporada da websérie será composta por breves perfis de grupos de teatro e dança da Região Metropolitana do Recife (RMR), contando com depoimentos dos artistas que compõem esses coletivos e procurando compreender as particularidades de seus processos criativos. Com roteiro e direção do coordenador do projeto, Márcio Andrade, a série de documentários inicia com o Teatro de Fronteira e contará ainda com grupos como Coletivo Lugar Comum, Fiandeiros, Compassos e O Poste. “A Combo Multimídia começou sua atuação produzindo teasers para espetáculos teatrais e a gente sentia que essa força da linguagem audiovisual possuía um apelo muito particular para divulgar espetáculos e aproximar o público do sujeito que faz teatro, vê-lo como uma pessoa de carne e osso”, esclarece Andrade.

Em sua primeira temporada, a websérie enfatizou o registro de bastidores de espetáculos e projetos diversos, como O ano em que sonhamos perigosamente (do Magiluth), Os Superficiais (da Cia Etc), Las Mariposas (do NEXTO), Processo de Conscerto do Desejo (de Matheus Nachtergaele), Jr (dos Operários de Teatro), Ossos (do Coletivo Angu) e TREMA! Plataforma de Teatro.

Composto por um leque de produtos que incluem ainda dossiês temáticos, podcasts, críticas e entrevistas, o site Quarta Parede confirma o ineditismo de sua proposta ao desbravar a produção de conteúdo para internet com foco nas reflexões sobre as questões políticas e estéticas da cena, como comenta o editor-chefe: “Compreendemos o site como um ambiente para produção de pensamento em torno do ofício das artes cênicas, atravessado por questões como acessibilidade, censura, curadoria e espaços alternativos”.

Confira o webdocumentário:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YP1vZDUN7uw&w=560&h=315]
Sobre o Teatro de Fronteira

Surge em 2008, no Recife, Pernambuco, com o objetivo de pesquisar as teatralidades contemporâneas. Participa do Projeto Curta Cena, com o experimento Pizza, Coca e Crime: O Dia Em Que Pai Ubu Marcola Cagou no Brasil, texto e direção de Rodrigo Dourado.

Em 2010, estreia o espetáculo Chat, texto de Gustavo Ott e direção de Rodrigo Dourado, realizando temporada no Teatro Joaquim Cardozo e participando ainda do Seminário Internacional de Crítica Teatral (2010), do XII Janeiro de Grandes Espetáculos (2011) e do Festival Palco Giratório Recife Brasil (2011).

Ainda em 2011, promove o curso Espetacularidades Contemporâneas, ministrado por Rodrigo Dourado e Wellington Jr., que resulta na montagem didática Solos Performativos, apresentada em dezembro daquele ano no Espaço Fiandeiros e no Sesc Casa Amarela.

Também em 2011, promove Leitura do texto StripTease, da argentina Lola Arias, com direção de Rodrigo Dourado, dentro do Projeto Leia-se Terça!, do Espaço Muda. Em 2012, estreia Olivier e Lili: Uma História de Amor em 900 Frases, texto de Elizabeth Mazev, com direção de Rodrigo Dourado.

Atualmente, o grupo desenvolve projeto de pesquisa com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/ Governo do Estado de PE) sob o título Vozes Contemporâneas: Uma Pesquisa Experimental Sobre Novas Dramaturgias e Suas Vocalidades. Esse projeto se desdobra na realização dos espetáculos Complexo de Cumbuca e SoloDiva, desvelando uma pesquisa que atravessa outros trabalhos mais recentes do grupo, como O Caso Laramie (2013), Na Beira (2015) e Luzir é Negro! (2016)

Fonte

Sobre o Quarta Parede

Atuante desde abril de 2015, o site Quarta parede foi criado pela produtora de conteúdo Combo Multimídia e incentivado pelo Funcultura, investindo na comunicação multimídia para fomentar debates em torno de uma série de questões que atravessam o fazer cênico. Criado em dupla pelo pesquisador e produtor multimídia Márcio Andrade e pelo ator e iluminador João Guilherme de Paula, o projeto partiu de uma lacuna na divulgação dos espetáculos da cidade para investir em seu principal diferencial: a linguagem multimídia. Investir na criação de podcasts (programas de rádio para internet), em formato de mesa redonda e mediados pelo Prof. Dr. Bruno Siqueira e o artista da dança Marcelo Sena, e videocasts (vídeos curtos para plataformas como Youtube) sobre diversos aspectos que atravessam o fazer cênico na cidade, certamente, é um dos principais diferenciais do site.

Para mandar sugestões de temas a serem debatidos no site, basta enviar e-mail para contato@4parede.com ou mensagem na fanpage fb.com/4parede.


Ficha Técnica

Roteiro | Direção – Márcio Andrade

Produção – João Guilherme de Paula

Imagens | Edição – Roberto Fernandes

Fotografias – Rodrigo Dourado, Ricardo Maciel, Rodrigo Moreira, Lídia Marques

Motion Designer – Arthur Carvalho

Coordenação Geral – Márcio Andrade

Realização – Combo Multimídia

Incentivo – Funcultura