Em celebração à segunda edição do Outubro ou Nada – Mostra de Teatro Alternativo do Recife, o Quarta Parede publica dossiê Ocupa Tudo, com ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts relacionados ao tema Espaços Alternativos da Cena.

De 2 a 14 de outubro, artistas e coletivos de Recife ocuparam uma diversidade de espaços na cidade, levando 27 espetáculos produzidos em Pernambuco ao público. Com esse ponto de partida, os conteúdos do dossiê atravessam diversas questões que nos levam a pensar a cidade como espaço a ser ocupado: seja a rua, os espaços geridos pelos próprios artistas ou ainda os esquecidos pelo poder público.

Confira os conteúdos produzidos:

01 | Podcast 14 – Paula de Renor

‘Toda vez que eu passo na frente do antigo Armazém 14, eu tenho vontade de chorar. Depois de 11 anos trabalhando nele, o que me restou foram duas cadeiras de plástico e uma mesa. A gente está rodeado de cafetões vendendo e retalhando a cidade’. Com essa declaração potente, nosso dossiê #OcupaTudo inicia com uma entrevista com Paula de Renor, atriz e produtora que nos ajuda a pensar as recompensas e percalços da vida de produção e da gestão de espaços culturais.

#4ParedeParaTodos

Imagem de plano de fundo esverdeado. Do lado esquerdo superior, a marca do Quarta Parede – um número quatro ao contrário – e o slogan ‘Palco e Plateia. Unidos’. Do lado direito, uma foto do rosto da entrevistada, Paula de Renor, mulher de cabelos negros longos, que está sorrindo. Abaixo, o nome da entrevistada em tons de roxo e verde.

02 | Ensaio – Os transportes coletivos como espaços performativos – Uma leitura-experimentação

‘Manhã de sexta-feira, Estação Central do Brasil. Um mar de gente desembarca dos trens. Visto a máscara, mas a massa em coreografia-correria é inalcançável. Desço as escadas e um novo aglomerado corre em direção ao metrô. Seguranças me olham e começam a acionar os rádios de comunicação. Passageiros se cutucam e me olham’. Transportes coletivos como espaços alternativos da cena? Nosso dossiê #OcupaTudo ganha os relatos políticos e poéticos do performer Elilson, que pesquisa como ações performativas no metrô criam outros modos de estar na (e pensar a) cidade e a mobilidade urbana.

#4ParedeParaTodos

Imagem com plano de fundo amarelo. No lado esquerdo superior, o título do ensaio – ‘Os transportes coletivos como espaços performativos – Uma leitura-experimentação’. Abaixo, uma foto colorida de um grupo de teatro, usando figurinos coloridos, atuando diante de um ônibus. Do lado direito, uma foto colorida do rosto do autor do texto – Elilson -, rapaz de cabelos encaracolados castanhos e cavanhaque que usa uma espécie de máscara feita com materiais luminescentes cujos contornos representam a cabeça de um boi.

03 | Podcast 15 – Espaços Alternativos da Cena

Edf. Texas, Espaço Fiandeiros, Coletivo Lugar Comum. Os espaços alternativos geridos por artistas são símbolos de resistência e ocupação artística na cidade. Mas eles são ‘alternativas’ a o quê? Que questões estéticas, políticas e administrativas sua gestão demanda?. Para destrinchar essas e outras questões, os hosts Bruno Siqueira, Marcelo Sena e Márcio Andrade conversam com Samuel Santos e Raimundo Branco, artistas e gestores dos espaços O Poste e Compassos.

#4ParedeParaTodos

Imagem com plano de fundo amarelado. No lado esquerdo superior, a marca do Quarta Parede (um número quatro ao contrário) e o slogan ‘Palco e Plateia. Unidos’. Abaixo, o título do podcast ‘Espaços Alternativos da Cena’ e, do lado direito superior, uma imagem em tons de roxo de uma bailarina performando em uma sala de ensaio. Ela usa um collant preto e sapatos de salto alto e faz uma pose em que deita com o tórax voltado para o chão e eleva as duas pernas em direção à cabeça.

04 | Entrevista – De Ruas, Errâncias e Galpões

‘O teatro de rua nos ajuda nas nossas buscas por entender as ideias em torno de um ‘ser urbano’ e permite que conheçamos esse espaço público que ocupamos. Muito mais do que uma estética: para nós, abre outros caminhos muito potentes’. A Trupe Artemanha (SP), depois de várias viagens pelo Nordeste, fixa residência em Recife. Como as reflexões deles em torno do teatro de rua, dos espaços itinerantes e da gestão do Galpão CITTA, no bairro da Várzea, colabora para pensarmos a(s) cidade(s) como espaços a serem ocupados pelas artes? É isso que você confere nesse bate papo de Luciano Santiago com nosso editor-chefe, Márcio Andrade.

#4ParedeParaTodos

Imagem com plano de fundo amarelado. No lado esquerdo superior, o título da entrevista, ‘De Ruas, Errâncias e Galpões’. Abaixo, uma foto colorida do espetáculo ‘Errantes’, em que um ator, com figurino e maquiagem que lembra um andarilho, performa diante de um público que está ao fundo assistindo. Do lado direito, uma foto em preto e branco do entrevistado, Luciano Santiago, homem com cabelo raspado e cavanhaque preto.

05 | Videocast 13 – Cia. Fiandeiros de Teatro

‘Você ter um espaço que funciona como uma incubadora de ideias, processos, artistas e pesquisas traz contribuições que a gente não conta em números. É muito subjetivo’. Nosso dossiê #OcupaTudo finaliza com a trajetória da Cia. Fiandeiros de Teatro, que, agregando criação, pesquisa e formação, contribui para pensarmos formas de gestão de espaços alternativos na cidade.

#4ParedeParaTodos

Imagem em tons amarelados do espetáculo ‘Outra vez, Era uma vez’, da Cia. Fiandeiros de Teatro. Num palco, diversos personagens, com figurinos e maquiagem coloridos e diversos, estão de frente para nós e sentados em algo parecido com um avião com rodinhas. O personagem que está à frente de todos usa óculos e chapéu de piloto de avião e simula estar segurando um manche. Abaixo, um letreiro em tons de roxo e verde com o título do videocast ‘Fiandeiros’.


Sobre o Quarta Parede

Atuante desde abril de 2015, o site Quarta parede foi criado pela produtora de conteúdo Combo Multimídia e incentivado desde seu início pelo Funcultura, investindo na comunicação multimídia para fomentar debates em torno de uma série de questões que atravessam o fazer cênico.

Criado em dupla pelo pesquisador e produtor multimídia Márcio Andrade e pelo ator e iluminador João Guilherme de Paula, o projeto partiu de uma lacuna na divulgação dos espetáculos da cidade para investir em seu principal diferencial: a linguagem multimídia. Investir na criação de podcasts (programas de rádio para internet), em formato de mesa redonda e mediados pelo Prof. Dr. Bruno Siqueira e o artista da dança Marcelo Sena, e videocasts (vídeos curtos para plataformas como Youtube) sobre diversos aspectos que atravessam o fazer cênico na cidade, certamente, é um dos principais diferenciais do site.

Para mandar sugestões de temas a serem debatidos no site, basta enviar e-mail para contato@4parede.com ou mensagem na fanpage fb.com/4parede.


Ficha Técnica

Editor-Chefe – Márcio Andrade

Produtor – João Guilherme de Paula

Colaboração Editorial – Bruno Siqueira e Marcelo Sena

Designer – Rodrigo Sarmento

Videomaker – Roberto Fernandes

Motion Designer – Arthur Carvalho

Técnico de Áudio – Pedro Santos

Coordenação Geral – Márcio Andrade

Realização – Combo Multimídia

Incentivo – Fundo de Incentivo à Cultura – Funcultura