Imagens – Pixabay | Arte – Rodrigo Sarmento

Nesse mês de fevereiro, milhares de pessoas se reúnem para curtir as folias e as festas que acontecem do Oiapoque ao Chuí, mas temos pouco hábito de pensar as razões ancestrais de ser dessas festividades.

Nesse dossiê, temos ensaios, podcasts, entrevistas e videocasts com pesquisadores e artistas como Maria Acselrad (UFPE), Valéria Vicente (UFPB), Felipe Ferreira (UERJ), João Denys Leite (UFPE), Fred Nascimento (Totem) e Roberta Ramos (UFPE) para nos ajudar a traçar algumas das relações do teatro e da dança com as festas e os rituais como eventos que revelam performances muito particulares e manifestações populares como frevo, jongo, cavalo-marinho, samba, ciranda, entrudos, maracatu etc..

Quais as relações entre o fantasiar-se e a teatralidade? Quais as conexões entre manifestações tradicionalmente populares e os rituais religiosos de diversas matrizes (africana, indígena, cristã etc.)? Como festas de grande porte como Carnaval ou São João perpetuam e transformam essas tradições?

A intenção do site, ao possibilitar o acesso a conteúdos analíticos e críticos de forma multimidiática, reside em contribuir com uma expressividade particular para uma diversidade de questões que atravessam as artes da presença, como o empreendedorismo e a economia criativa. “Mais do que construir conhecimento que fiquem restritos aos corredores dos teatros ou aos eventos acadêmicos, desejamos construir reflexões relevantes ao público e diversificadas em sua forma de comunicá-las”, complementa Andrade.

Desta forma, a produção do site Quarta Parede tem se voltado menos para a disponibilização de informação sobre temporadas de espetáculos e mais como um ambiente com uma diversidade de gatilhos para a construção de pensamentos em torno do espaço da cena com ênfase no teatro e dança e seus hibridismos. Algumas das temáticas dos próximos dossiês abrangerão temas com Cidades e Intercâmbios e Memória e Arquivo.

Sumário

Ensaio | Danças visíveis e batalhas invisíveis entre os Caboclinhos de Pernambuco

Por Maria Acserald (UFPE)

‘No carnaval, a cidade está aberta para tudo, de bom e de ruim. Se a dimensão invisível da guerra está indissociável da dança, chamamos atenção para as diferentes forças que movem a dança e para as diferentes formas que assumem a guerra’. Como a dança dos caboclinhos funciona como um ritual de guerra? Como essa tradição reforça ou refaz relações de disputa no cenário indígena? Iniciando nosso dossiê Festas e Rituais, Maria Acselrad (UFPE) nos aproxima de sua pesquisa sobre as questões ancestrais nos caboclinhos de Goiana.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Podcast – Felipe Ferreira

Com Felipe Ferreira (UERJ)

Um dos carnavais mais conhecidos do Brasil acontece no Rio de Janeiro. Blocos como Tocoxona e Cordão da Bola Preta e os desfiles de escolas de samba trazem milhares de pessoas para a cidade. Mas como essa festa também pode ser objeto de pesquisa? Quais relações existem o carnavalesco e o encenador teatral? Como os desfiles partem de uma manifestação popular mais espontânea para esses megaeventos? No nosso dossiê Festas e Rituais, temos um podcast com o Prof. Dr. Felipe Ferreira (UERJ), que pesquisa o universo das escolas de samba no Rio de Janeiro.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Ensaio | A performance dos rituais de iniciação na aldeia Pankararu

Por Caio Richard (USP)

‘A máscara, como forma plástica, materializa costumes culturais que expressam a necessidade de expurgar um corpo extra-humano, protegendo a identidade e revelando nossa capacidade ancestral de performar comportamentos’. Como as máscaras que vestimos revelam personagens e desejos ancestrais desconhecidos? Nosso dossiê Festas e Rituais continua com Caio Richard (USP), que pesquisa rituais performáticos em tribos Pankararu e suas relações com o transe cênico.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Entrevista | ‘Frevendo’ memórias de festa e corpos políticos

Com Valéria Vicente (UFPB)

‘Hoje, no carnaval de Recife, essa máquina de shows joga o dinheiro em artistas de grande circulação e continua empobrecendo grupos tradicionais de frevo, cavalo-marinho e maracatu e drenando a energia das pessoas que, de fato, fazem nosso carnaval’. Com essa dura constatação, nosso dossiê Festas e Rituais continua com um papo com Valéria Vicente (UFPB), dançarina, pernambucana que investiga o frevo e as construções sociais, culturais e físicas que atravessa ao longo de seus mais de cem anos.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

  Podcast | Festas e Rituais

Com Anna Miranda e João Denys (UFPE)

Quais relações a gente entre manifestações populares como frevo, ciranda e mamulengo e os rituais religiosos? Qual o papel de festas como Carnaval e São João na perpetuação e transformação dessas manifestações? Nosso dossiê Festas e Rituais continua com um podcast homônimo com o Prof. João Denys (UFPE) e a Profª. Anna Miranda discutindo como nossas relações corporais e sociais se constroem e se transformam a partir desses eventos.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

 

Entrevista | Dos rituais do riso e os motins ao prosaico

Com Roberta Ramos (Coletivo Lugar Comum | UFPE)

‘O riso tem muitas camadas políticas, assim como sua condenação. A calendarização da alegria no Carnaval parece refletir o poder no corpo do indivíduo que associa o riso à futilidade, mas o entendemos também como espaço de reação política’. Nosso dossiê Festas e Rituais entrevista Roberta Ramos (UFPE), que, a partir do livro ‘MOTIM: paisagens e memórias do riso’, compreende os contornos políticos do riso como suspensão dos ritos e cerceamentos cotidianos.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.

Videocast | Totem

Com Fred Nascimento e Lau Veríssimo

‘Nosso trabalho tem sido criar obras em que ritualizamos junto com o público. Porque, para nós, o Totem é a própria vida: durante esses quase trinta anos, tivemos filhos, empregos e falamos das coisas que nos interessam através dele’. Pensando no rito como conceito tão complexo como cultura e imaginário, nosso dossiê Festas e Rituais finaliza com um documentário sobre o Totem, em que Fred Nascimento e Lau Veríssimo falam sobre os mergulhos do grupo em nossas ancestralidades.

Para ver conteúdo completo, clique AQUI.