Gesto de “filmar a si” em documentários é tema do livro “Autobiografias do Outro”, escrito pelo pesquisador Márcio Andrade e com lançamento para 10 de dezembro, no 17º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco

Blogs, selfies, vlogs, flogs, perfis em redes sociais… O gesto do registro e exposição de si vem se expandindo e se diversificando cada vez mais na sociedade contemporânea. Fazer do mundo o próprio palco vem tornando o ato de colocar-se em cena, falar e criar um “personagem de si” mais e mais comum.

Mas o que tudo isso tem a ver com documentário?! Isso é o que você pode descobrir ao ler o livro do pesquisador pernambucano e doutorando em Comunicação pela UERJ, Márcio Andrade, que lança o e-book Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (confira o teaser do livro AQUI), editado pela Combo Multimídia e incentivado pelo Fundo de Incentivo à Cultura – Funcultura. “Os documentários contemporâneos começaram a instigar meu desejo de pesquisa por esse gesto de, cada vez mais, ‘filmar a si mesmo’. Foi esse o gatilho não só desse projeto de pesquisa, mas da minha tese ainda em andamento – que vai trabalhar com outros filmes”, esclarece o autor.

Com esse ponto de partida, o autor selecionou três documentários realizados em Pernambuco para desenvolver seu estudo: Pacific (2011), de Marcelo Pedroso; Doméstica (2013), de Gabriel Mascaro; e Uma Passagem para Mário (2013), de Eric Laurence. Além de um panorama mais amplo sobre esse fenômeno da subjetividade e das nuances autobiográficas no documentário e em outras artes, o livro conta com uma análise de cada um desses filmes e trechos de entrevistas com seus realizadores. “Foi muito revelador descobrir novos olhares sobre filmes que eu já conhecia, porque eles iam crescendo a cada conversa com os diretores. Meu interesse é que esse livro funcione quase como um brainstorming que revela o frescor da descoberta, expondo, num gesto quase autobiográfico, um autor que ainda tenta compreender como esses filmes absorvem e ampliam uma concepção de autobiografia como um relato do passado e de si para abraçar o presente e o outro”, revela o autor.

Mesmo partindo de certo rigor acadêmico para fazer a pesquisa, o autor procura usar uma linguagem acessível a pessoas interessadas em cinema de maneira geral para fazer do e-book uma ponte para diálogo com toda sorte de leitores. “Acho que o maior desafio de Márcio no processo de escrita deste trabalho foi deixar um pouquinho em segundo plano o rigor acadêmico da construção textual. Nós sempre conversávamos que esta obra deveria se desprender daquela rigidez e se tornar algo muito maior, habitando vários universos. E, de posse dessa liberdade, Márcio nos presenteou com uma linguagem simples, agradável e rica, que rompe as fronteiras das análises fílmicas e se mistura com seu modo autobiográfico de ser e estar no mundo”, comenta o coordenador técnico da pesquisa, Wagner Montenegro.

Divulgar livros com pesquisas acadêmicas realizadas em Pernambuco usando uma tecnologia recente como o e-book traz contribuições para a difusão do conhecimento que se constrói nas universidades, muitas vezes restritos a congressos e eventos da área. “O formato de e-book permite que o livro alcance um público que não necessariamente estuda cinema, mas tem interesse por material que aborde teoricamente os filmes: cinéfilos e cineclubistas, por exemplo, que pensam o cinema como formação do olhar, leitura crítica da realidade e gostam desse tipo de leitura”, afirma a pesquisadora e produtora do projeto do e-book, Ludimilla Carvalho.

E, para fomentar esse diálogo entre autor, cineastas e público, o lançamento do e-book acontece no dia 10.12, às 17h, no Auditório do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), como atividade da programação do 17º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco. O evento contará com uma palestra do autor, comentando sobre o desenvolvimento da pesquisa e um panorama de suas análises, além da mesa redonda Eu(s) Diegético(s) – Representações (e Artifícios) de Si no Documentário Contemporâneo, com a presença do professor e pesquisador da UFPE Rodrigo Carreiro; do cineasta Eric Laurence e do pesquisador francês Yann Beauvais. “A singularidade desse livro reside justamente na afirmação de uma subjetividade que contextualiza a posição e o olhar do autor do livro, que trata a análise quase como uma conversa com seu público”, comenta Beauvais, que colaborou na revisão de conteúdo do e-book.

O livro já está disponível para download GRATUITO em formato PDF AQUI e, a partir do dia 10 de dezembro, em livrarias virtuais como Livraria Cultura, Kobo, Amazon, iBooks e GooglePlay, no formato e-PUB.


O Quê?

Lançamento de e-book Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos

Quando?

10.12, às 17h

Onde?

Auditório do MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães)

R. da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife – PE

Quanto?

Entrada Franca

Teaser | Download Gratuito de E-Book

Em Breve… Download Gratuito em Livrarias Virtuais | Livraria Cultura, Kobo, Amazon, iBooks e GooglePlay


 Ficha Técnica

 Pesquisa & Entrevistas

Márcio Andrade

Assistência de Pesquisa & Transcrição de Filmes

Adson Alves | Lucas Rocha

Revisão de Conteúdo

Patrícia Rebello | Georgia Cruz | Yann Beauvais | Ж

Revisão Ortográfica

Marcus Melo

Diagramação & Capa

Rodrigo Sarmento

Produção Executiva

Ludimilla Carvalho

Coordenação Técnica

Wagner Montenegro

Teaser

Maria Luísa Sá | Roberto Fernandes

Assessoria de Imprensa

Ritmo Comunicação | Nice Lima

Incentivo

Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura

Realização

Combo Multimídia