Depois do seu primeiro podcast – sobre Teatro Domiciliar (escute AQUI) –, o site Quarta Parede prossegue com o debate sobre as relações entre o teatro e a intimidade (ou documentário)…
Em Pernambuco, tivemos os espetáculos teatrais Olivier e Lili – Uma História de Amor em 900 Frases,Complexo de Cumbuca, SoloDiva, Na Beira (todos dirigido por Rodrigo Dourado, diretor do grupo Teatro de Fronteira), assim como o espetáculo de dança Anticorpo (criado e protagonizado por Saulo Uchôa)…
Mas este é um movimento que aparece amplamente no Brasil e no mundo, como nos espetáculos Ficção, da Cia Hiato, ou A Falta Que Nos Move, da Cia Vértice, The Laramie Project, de Moises Kaufman e membros da Tectonic Theater Project.
O podcast Quarta Parede #02 – Palcos Documentários – Arte Vira Vida ou Vida Vira Arte? traz alguns questionamentos sobre o que leva os artistas a compartilharem narrativas pessoais de forma teatral nos palcos cênicos. Como transformar as memórias da própria vida em arte? E, na vida pessoal, o que fica de um processo de exposição deste tipo? Que transformações acontecem?
Para responder (ou não) estas perguntas, o apresentador Bruno Siqueira debate com os convidados: Rodrigo Dourado, Professor da Licenciatura em Teatro da UFPE, Doutor em Artes Cênicas pela UFBA e Coordenador e Diretor no grupo Teatro de Fronteira; e Saulo Uchôa, Iluminador, Coreógrafo e Bailarino. Diretor Técnico da Nova Arte Produções.
Confira o debate AQUI
Ficha Técnica
Produção – João Guilherme de Paula
Roteiro – Márcio Andrade
Apresentação – Bruno Siqueira
Edição – Pedro Santos
Realização – Combo Multimídia
Incentivo – Funcultura (Fundo de Incentivo à Cultura)
Parcerias – FFFotografia e Estúdio Peixe Sonoro (CTCD)