Imagem – David Silva
De 07 a 12 de dezembro, o 17º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco recebe o workshop Ponto de Virada – Escrita Criativa para Roteiro de Ficção, ministrado pelo pesquisador e roteirista Márcio Andrade, que coordena a produtora Combo Multimídia. Com a intenção de destravar o mito da criatividade e da inspiração como algo distinto do cotidiano, o curso propõe uma vivência em que os participantes podem criar e debater seus próprios roteiros em sala de aula, além de formatá-los com o software Celtx (para isso, é preciso que os alunos selecionados levem NOTEBOOK para o espaço do curso). O workshop GRATUITO acontece de 13h às 18h, no CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco), que fica localizado na Av. Alfredo Lisboa nº 188 – 2º andar – Recife Antigo. Para se inscrever, basta enviar um e-mail até 27.11 para festcinepe@gmail.com, com o assunto “Inscrição + Nome da Oficina” e contendo nome, contatos (telefone e e-mail), breve carta de intenção (entre 05 e 10 linhas) e uma sinopse da história que deseja roteirizar (entre 05 e 10 linhas). Os selecionados serão divulgados até o dia 30.11.
Com ênfase no roteiro de ficção para curta-metragem, este workshop parte de uma pergunta: depois que descubro meu potencial criativo, o que expresso com ele? A partir dos exercícios propostos, os participantes poderão conectar visão artística e atuação no mercado, unindo os estudos teóricos trazidos pelo educador para estimular a criatividade na escrita de roteiros para curtas-metragens. “Acredito muito no processo criativo e formativo como pesquisa. Minha intenção é descobrir formas de inspirar os participantes a investigarem dentro de si mesmos O QUE observam no mundo e desejam comunicar. Não existe uma fórmula para isso. Então, partimos de conceitos-chave como gatilhos para pesquisar como desvelar essas camadas a cada encontro”, explica o Doutorando em Comunicação pela UERJ, Márcio Andrade.
A realização deste workshop faz parte de uma parceria entre a FUNDARPE e a produtora Combo Multimídia (que também conta com o apoio da recém-criada Café 27), mobilizada pelo anseio de Andrade em fomentar a área de roteirono estado de Pernambuco. “A maioria dos interessados em produzir audiovisual termina procurando cursos mais técnicos, como fotografia e edição, por exemplo. A aprendizagem nessas áreas é extremamente relevante, mas a concepção da narrativa é a raiz, o ponto de partida disso tudo. É ele que cria, solidifica e reverbera muitos dos imaginários e representações que (re)produzimos, conscientemente ou não”, esclarece Andrade.
Com carga de horária de 20h, o educador mesclará exposições orais envolvendo conceitos como mito, elementos da narrativa e representação a exercícios práticos de criação, além de leituras e debates coletivos dos roteiros em produção. As sinopses enviadas para seleção no workshop funcionarão como pontos de partida para a concepção de roteiros coletivamente dentro da oficina, propondo leituras e discussões a partir das narrativas concebidas pelos participantes. “Criar um processo de vivência em que nossos imaginários são postos em xeque mostra-se mais do que essencial se desejamos avançar na qualidade artística do cinema que estamos produzindo. O que faz uma pessoa como eu e você serem ‘verdadeiros’ artistas é o modo como deslocamos representações que não mais dão conta das experiências que vivenciamos. É no estímulo a esse gesto que se fundamenta nosso workshop.”, finaliza Andrade.
Sobre Márcio Andrade
Doutorando em Comunicação (UERJ), Mestre em Educação Tecnológica (UFPE) e Graduado em Comunicação – Rádio e TV (UFPE), realiza palestras e workshops e publica artigos sobre processos de criação e comunicação multimidiática. Autor dos livros Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015), editado pela Combo Multimídia e com incentivo do Funcultura, e O Ato Narrativo Audiovisual e a Inclusão Digital – Concepções e Perspectivas por Jovens de Periferia (2015), editado pela EDUFPE. Já atuou como crítico de cinema e podcaster no site Zona Crítica (zonacritica.com.br), como roteirista e produtor de vídeos institucionais, didáticos e programas radiofônicos no Projeto Tela Teatro da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ); no Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD/ITEP); na Unidade Acadêmica de Educação a Distância da UFRPE (EADTec / UFRPE) e na Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil. Atualmente, coordena a produtora Combo Multimídia, voltada para workshops, pesquisas e produções – como o site Quarta Parede (4parede.com), incentivado pelo Funcultura Independente.