Imagem – Roberto Fernandes
O Recife recebe, entre os dias 18 e 22 de novembro, o curso gratuito de produção de canais de vídeos para redes sociais Ponto de Virada – Laboratório de Social Video. A oficina funciona como um laboratório colaborativo de projetos de vídeos e vai aliar exposições sobre produção de audiovisual para internet e atividades práticas para jovens a partir dos 16 anos.
As inscrições podem ser feitas de 04 a 13 de novembro. Para participar, o candidato deve preencher um formulário disponível AQUI. É necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, ter noções básicas de informática e disponibilidade para estar nos encontros durante a semana da oficina. A divulgação do resultado dos selecionados será no dia 15 de novembro e as as aulas acontecerão no Museu de Artes Afro-Brasil (Muafro), na Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife..
Serão duas turmas na capital pernambucana: a primeira, das 14h às 17h; e a segunda, das 19h às 22h – sendo esta turma noturna acessível para pessoas surdas por meio de intérpretes de LIBRAS. No formulário de inscrição, os candidatos poderão informar as motivações para realizar a oficina, além de um resumo do seu projeto de canal de vídeo para internet. Para o público surdo, será aceito o envio de um vídeo em LIBRAS (até 03 minutos) para multimidiacombo@
Entre os temas que serão abordados na oficina, estão história da televisão, produção de vídeo, desenvolvimento de projetos e gêneros e formatos em ascensão de conteúdos voltados para a internet. Nas atividades práticas, os alunos irão trabalhar com escrita de roteiros, gravação e edição. As aulas serão ministradas pelo Doutor em Comunicação (UERJ) e coordenador da Combo Multimídia, Márcio Andrade.
Esta é a terceira parada do Ponto de Virada, que esteve em Vitória de Santo Antão e em Caruaru também neste ano. “Nas turmas anteriores, os participantes do Ponto de Virada já traziam algumas habilidades – uns, em roteiro e produção; outros, em gravação e edição – e desejavam conhecer mais outras etapas de criação. Na dinâmica de um laboratório criativo, o workshop permitiu que essas aptidões distintas pudessem se combinar para que eles aprendessem uns com os outros em um projeto colaborativo”, conta Márcio.
Sobre Márcio Andrade
Doutor em Comunicação (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE), autor do livro Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015), incentivado pelo Funcultura, e de artigos em revistas acadêmicas como Doc-Online (UBI – Portugal), Cambiassu (UFMA), Rumores (ECA-USP) e Fronteiras (Unisinos).
Na produção de conteúdo multimídia, colaborou no site Zona Crítica e coordena o Quarta Parede, revista digital sobre artes cênicas. Além disso, já atuou como roteirista e produtor multimídia em projetos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do CTCD (ITEP), da EADTec (UFRPE); e como educador e pesquisador em programas de extensão da UFPE.
Na área de formação, vem ministrando as oficinas F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia, Ponto de Virada – Escrita Criativa para Roteiro de Ficção (no 17º FestCine) e Divulgue Quanto Puder – Oficina de Comunicação Multimídia (no 25º FIG).