Foi publicado, na Revista de Estudos em Comunicação, da PUC-PR, o artigo Narrar é se incluir? – Sobre screenwriting e concepções de inclusão digital por jovens de periferia, escrito pelo Coordenador Geral da Combo Multimídia, em co-autoria com a Prof. Dra. Auxiliadora Padilha, da UFPE.
Trata-se de um recorte dos resultados da dissertação de mestrado de Andrade, que envolveu uma pesquisa participante realizada com jovens de periferia e a produção de vídeos digitais como forma de reelaboração de concepções de Inclusão Digital por esses sujeitos. Essa pesquisa fez parte do Programa de Extensão Proi-Digit@l, de que o autor fez parte durante o mestrado, que cria e ministra oficina de produção de conteúdo multimídia (blog, áudio, vídeo e animação) com jovens de comunidades periféricas.
O foco desse artigo está na oficina de vídeo, que apresenta uma descrição das atividades de criação narrativa desenvolvidas em uma oficina de vídeos digitais, observando como os jovens reelaboram questões individuais e coletivas dentro do processo de produção do roteiro, atendendo a alguns dos indicadores de Inclusão Digital.
Os autores concluíram que criação de roteiro audiovisual, por si só, não favorece a concepção de um conceito mais formal ou elaborado da Inclusão Digital, mas permite suscitá-la de forma mais prática e contextualizada, por conta das influências cotidianas das tecnologias no contexto de uma intertextualidade midiática, com a criação de sua obra audiovisual, e no uso desses recursos dentro do processo criativo, mesmo quando não se fazia necessário.
Para ler o trabalho completo, basta acessar AQUI.