Arte – Rodrigo Sarmento

Um curso gratuito de produção de canais de vídeos para redes sociais acontecerá em três cidades pernambucanas entre agosto e outubro deste ano. O Ponto de Virada – Laboratório de Social Video funcionará como um laboratório colaborativo de projetos de vídeos, no qual os alunos participarão de encontros que aliam exposições sobre produção de audiovisual para internet e atividades práticas.

A oficina, ministrada pelo doutor em Comunicação e coordenador da Combo Multimídia, Márcio Andrade, será realizada nas cidades do Recife, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, e de Caruaru, no Agreste. A primeira turma acontecerá em Vitória entre os dias 5 e 9 de agosto. Em Caruaru, o curso será ministrado em setembro e, no Recife, em outubro.

As inscrições para o curso em Vitória de Santo Antão já estão abertas e seguem até o dia 31 de julho. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, ter noções básicas de informática e ter disponibilidade para estar nos encontros durante a semana da oficina.

A oficina acontecerá na Casa Mosaico, no bairro da Bela Vista, das 19h às 21h, com inscrições online, em que o candidato deve preencher um formulário disponível AQUI. Após o cadastro, deverá enviar um resumo do seu projeto de canal de vídeo na internet, entre duas e cinco linhas, para multimidiacombo@gmail.com. Caso o interessado já tenha material audiovisual produzido, ele pode também pode enviá-lo para este e-mail.

Entre os temas que serão abordados na oficina, estão história da televisão, produção de vídeo, desenvolvimento de projetos e gêneros e formatos em ascensão de conteúdos voltados para a internet. Nas atividades práticas, os alunos irão trabalhar com escrita de roteiros, gravação e edição.

“O consumo de imagens nas redes sociais modificou bastante nossa relação com a produção audiovisual, transformando a internet em um lugar de experimentação e reinvenção de gêneros e formatos consagrados e, às vezes, saturados na televisão e no cinema. Nesse workshop, pretendo criar um ambiente que funcione como um laboratório de ideias em que os participantes possam se sentir abertos a criar seus próprios projetos de canais em plataformas de vídeo”, ressalta Márcio Andrade, docente da oficina.


Sobre Márcio Andrade

Doutor em Comunicação (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE), autor do livro ‘Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos’ (2015), incentivado pelo Funcultura, e de artigos em revistas acadêmicas como Doc-Online (UBI – Portugal), Cambiassu (UFMA), Rumores (ECA-USP) e Fronteiras (Unisinos).

Na produção de conteúdo multimídia, colaborou no site Zona Crítica e coordena o Quarta Parede, revista digital sobre artes cênicas. Além disso, já atuou como roteirista e produtor multimídia em projetos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do CTCD (ITEP), da EADTec (UFRPE); e como educador e pesquisador em programas de extensão da UFPE.

Na área de formação, vem ministrando as oficinas F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia, Ponto de Virada – Escrita Criativa para Roteiro de Ficção (no 17º FestCine) e Divulgue Quanto Puder – Oficina de Comunicação Multimídia (no 25º FIG).


Ponto de Virada – Laboratório de Social Video

Quando? 05 a 09 de agosto | 19h às 22h

Onde? Casa Mosaico (R. Severino Marçal Nunes, 236 – Bela Vista – Vitória de Santo Antão)

Inscrições? Até 31.07 (Acesse formulário AQUI)