Imagem – Arthur Carvalho

Alow, pessoal! Alerta de inscrições abertas!

Nesse mês de julho, estaremos em Vitória do Santo Antão e em Caruaru para ministrar duas turmas da oficina ‘Autobiografias do Presente‘. O projeto Autobiografias do Presente trata-se de uma oficina para produção de filmes autobiográficos e, em cada uma das cidades, teremos cargas horárias distintas.

Em Vitória de Santo Antão, faremos uma versão expressa, com 20h em um final de semana (09 e 10.07), na Casa Mosaico. As inscrições para essa turma serão até o dia 05.07 (3a). Para se inscrever nessa turma, acesse formulário AQUI

Em Caruaru, realizaremos uma versão extendida, com 40h em duas semanas consecutivas (18 a 29.07), no Armazém da Criatividade. As inscrições para essa turma serão até o dia 12.07 (3a). Para se inscrever nessa turma, acesse formulário AQUI

Nessa oficina, partimos de uma pergunta, ao mesmo tempo, simples e potente: ‘Qual filme somente você poderia fazer?’. Esse é o mote para abrir diálogos sobre as possibilidades das escritas de si em promover reflexões individuais e seus transbordamentos políticos por meio do cinema. Ao longo dos encontros, os docentes Márcio Andrade, Wagner Montenegro, Danielle Valentim e Filipe Marcena compartilham suas pesquisas e criações em torno das escritas de si no cinema.

A partir de exercícios de Teatro do Oprimido (TO), os participantes serão estimulados a compartilhar acontecimentos de suas próprias existências que desejem abordar em seus filmes e, em seguida, atravessarão  etapas de produção audiovisual (roteirização, gravação e edição) para produzir curtas com duração entre 03 e 05 minutos.

Atenção: Esta inscrição NÃO garante a participação no curso, pois existe uma seleção que ocorre pela coordenação geral.

Fique atento aos critérios eliminatórios de seleção do curso para não fazer inscrição indevida:

1. Estar cursando ou ter concluído Ensino Médio;
2. Ter Noções Básicas de Informática;
3. Ser maior de 16 anos
4. Ter disponibilidade para participar dos dois dois dias (e dois turnos – manhã e tarde) do workshop

A oficina receberá até quinze (15) participantes, contando como público-alvo pessoas a partir de 16 anos da RMR e do interior de Pernambuco, com porcentagem de vagas para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, alunos e professores da rede pública de ensino. Esses sujeitos serão identificados via formulário de inscrição através de autodeclaração e, se a quantidade de inscritos autodeclarados não alcançar essa reserva, as vagas que restarem serão destinadas para ampla concorrência.

O projeto conta com realização da Combo e do NEXTO – Núcleo de Experimentação em Teatro do Oprimido, produção executiva da Maat Produções e incentivo do 13º Edital do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura.
Então, inscreva-se GRATUITAMENTE no link na bio ou nos stories.

SERVIÇO
Turma 01 – Vitória de Santo Antão
Período de Realização – 09 e 10.07 | Manhã (09h às 12h) e Tarde (14h às 17h)
Local – Casa Mosaico (Rua Severino Marçal Nunes, 236 – Bela Vista – Vitória de Santo Antão)
Período de Inscrições – Até 05.07
Valor da Inscrição – Gratuito (Acesse formulário AQUI)

Turma 02 – Caruaru
Período de Realização – 18 a 29.07 | 2a a 6a | Noite (19h às 22h)
Local – Armazém da Criatividade (BR 104, KM 62 – Nova Caruaru – Caruaru – PE)
Período de Inscrições – Até 12.07
Valor da Inscrição – Gratuito (Acesse formulário AQUI)


Sobre os docentes

Márcio Andrade
Roteirista, Pesquisador, Produtor e Educador. Doutor em Comunicação (UERJ), com período sanduíche na Universidad de Navarra (Espanha). Mestre em Educação Tecnológica (UFPE) e Graduado em Rádio e TV (UFPE).  Autor de Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015) e de cerca de quarenta (40) artigos sobre narrativas digitais, documentário, roteiro e escritas de si publicados em livros, revistas e eventos acadêmicos. Atualmente, coordena a Combo Multimídia, produtora especializada em curtas (Preces Fora do Armário), podcasts storytelling (Lá na Frente, Anônimos, Espelhos Partidos e Aventurama), revistas digitais (Fricções e Quarta Parede) e oficinas (Fricções, Autobiografias do Presente e Ponto de Virada) na área de produção multimídia.

Wagner Montenegro
Ator, Arte/Educador, Realizador Audiovisual e Produtor Cultural. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Cursou parte de seus estudos na Licenciatura em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa (2012). Desenvolve pesquisas e experimentações com o Teatro do Oprimido há 18 anos e, nos últimos anos, tem investigado as possibilidades estéticas do método para a criação cinematográfica. Integra o Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido – Nexto, onde desenvolveu, ao lado da artista Andréa Veruska, os filmes “A Coleira” (2015 e 2018), “Mulheres que carregam homens” (2017), “Perseguida” (2019), a websérie “Ferida” (2020) e “Sethico” (2021).

Danielle Valentim
Mestre em Ciências das Artes e da Comunicação pela Universidade de Oldenburgo (Alemanha) e iniciou sua carreira trabalhando em emissoras de televisão como a TVU (Recife) e o canal alemão NDR. Há cerca de oito anos tem se dedicado aos setores executivo e financeiro de mostras de cinemas e de filmes de curta e longa metragem. Em 2020 lançou o curta experimental “Carta ao Mar” e agora atua também nos setores de roteiro e direção. Aprovou pelo edital Funcultura Audiovisual (PE) uma série de interprograma, onde atua como roteirista e diretora, que está em produção e deve ser lançada até o final de 2022.

Filipe Marcena
Artista da dança e do audiovisual, formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação-sanduíche em Film Studies pela University of Toronto, Canadá, através do programa Ciências Sem Fronteiras. Atua como artista-criador, bailarino, videomaker e pesquisador na companhia de dança contemporânea Cia. Etc., onde produz documentários, registros de espetáculos e videodanças como Dança Macabra (2017) e Queda (2020), ambos co-dirigidos por Marcelo Sena. Atua como diretor, roteirista, editor, fotógrafo, ator, professor, assistente de direção e curador.


Sobre a Combo Multimidia
Produtora de conteúdo especializada em projetos de produção, pesquisa e formação multimídia que, desde sua criação em 2014, desenvolveu cerca de trinta (30) projetos financiados por leis de incentivo em diversas linguagens artísticas. Coordenada por Márcio Andrade, a produtora tem sido responsável por projetos de curtas-metragens como Preces Fora do Armário (com o Canal Futura); de revistas digitais multimídia F(r)icções e Quarta Parede; os podcasts storytelling Lá na Frente, Aventurama, Espelhos Partidos  e Anônimos (em desenvolvimento); e oficinas como F(r)icções, Espelhos Partidos, Autobiografias do Presente e Ponto de Virada. Com seus projetos, a produtora já participou de laboratórios e grupos de desenvolvimento como Centro Cultural Marieta (SP), Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros (Festival Varilux) (RJ) e ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual.

Sobre o NEXTO
Desde 2003, Andréa Veruska e Wagner Montenegro pesquisam e experimentam o Teatro do Oprimido. Iniciaram juntos os estudos sobre o método no Pressão no Juízo, grupo teatral que tinha o Teatro do Oprimido como raiz forte. Esse grupo encerrou suas atividades em Recife; seguiu para Natal, mas Veruska e Wagner continuaram o trabalho. De 2008 a 2011 seguiram muitas vezes sozinhos, outras juntos, multiplicando o Teatro do Oprimido ou estudando um pouco mais sobre ele. Só então, em 2012, tiveram a ideia de fundar um núcleo que os permitissem investigar, praticar, estudar e experimentar o Teatro do Oprimido. Daí surgiu o NEXTO, nome que se origina a partir do desejo de criar em Pernambuco um Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido. No NEXTO, Veruska e Wagner realizam trabalhos de arte-educação, formação em Teatro do Oprimido, experimentação estética, pesquisa e criação artística.

Link para Portfolios (Combo Multimídia | NEXTO)
https://bit.ly/3xxHbeC